Um cãozinho amável, carinhoso e simpático. Estas são boas palavras para descrever um Shih Tzu. No entanto, alguns exemplares podem manifestar o comportamento de comer cocô. Se este é o caso do seu bichinho, saiba, em seguida, porque Shih Tzu come fezes.
Esse hábito, que recebe o nome científico de coprofagia canina, faz com que tanto cães filhotes quanto adultos comam as próprias fezes ou de outros animais.
Portanto, se você tem um cachorro dessa raça e quer descobrir por que ele come cocô, fique comigo e veja a resposta. Além disso, quero te mostrar o que fazer para que isso pare de uma vez por todas!
Índice
Por que Shih Tzu come fezes?
O Shih Tzu é um cachorro cativante, amoroso e um dos preferidos dos brasileiros. Estes pets são muito estimados por suas famílias e também são apegados a seus donos e tutores desde filhotes.
Um problema que aflige esta raça, com uma incidência muito grande, é a coprofagia canina.
Ainda não se sabe porque Shih Tzu come fezes. Alguns dizem que a causa é genética, enquanto outros discordam de tal afirmação, visto que não há, até o momento, nenhuma comprovação disso.
Existe outra linha que afirma que o Shih Tzu come cocô por conta das suas linhagens de sangue (pedigree).
Apesar de ser um tema obscuro, trabalhando com comportamento canino há mais de 15 anos, tive a oportunidade de atender inúmeros casos de Shih Tzus coprófagos. Esse tempo de trabalho me leva a acreditar que existe alguma relação entre a raça e o hábito de comer as próprias fezes.
No entanto, nada tem a ver com a genética, mas sim com a inteligência destes cachorrinhos!
Na minha opinião, diferente de muitos sites e blogs sobre raças de cães, os Shih Tzus são muito inteligentes e aprendem com muita facilidade. Este é, justamente, o problema: aprendem tudo muito rápido, seja o certo ou o errado.
Quais as causas que fazem o Shih Tzu comer fezes?
Por mais que qualquer ato coprófago precise de uma investigação por parte do veterinário, as principais causas estão relacionadas ao comportamento e as emoções desses cachorros.
Nesse sentido, ao identificar o problema, você pode levar o cachorrinho no veterinário para identificar a presença de parasitas, vermes, deficiência no aparelho digestivo, falta de nutrientes entre outras doenças.
No entanto, o veterinário é apenas uma parte da questão. Se o seu cão está com a saúde em dia, com as vacinas em dia e com a vermifugação em dia, muito dificilmente será uma questão fisiológica.
Assim sendo, você deve, principalmente, descobrir se o seu cachorro não esta comendo fezes por conta de motivos comportamentais.
Causas comportamentais
Uma das causas para o Shih Tzu comer cocô é comportamental. Como falado anteriormente, Shih Tzus são cães inteligentes que aprendem muito rápido, e este aprendizado vai variar de um lugar para o outro e de pet para pet.
Por exemplo, em uma residência com um Shih Tzu filhote, este pequeno pode ter entendido as fezes como sendo um recurso alimentar.
Mesmo que o tutor busque corrigir o problema de forma branda e sem brigas e broncas, este cachorro continuará comendo cocô pois o próprio ato de ingerir as fezes é reforçador (aumenta a coprofagia).
Em outro local, os tutores brigam muito com o cão porque filhote de Shih Tzu come fezes. Logo, este cachorrinho entende que não pode fazer cocô na presença dos tutores e quando faz suas necessidades, precisa “escondê-las” para evitar as brigas e broncas, e acaba ingerindo as fezes para manter o lugar limpo.
Causas emocionais
A raça Shih Tzu é muito sensível emocionalmente. Isso quer dizer que são mais suscetíveis a questões de ordem emocional.
Muitos exemplares apresentam problemas comportamentais como Síndrome de Ansiedade de Separação, Medo, Xixi e Cocô Fora do Lugar e Coprofagia Canina. Tudo isso leva a um lugar de estresse emocional em que Ansiedade, Tédio ou Frustração podem aparecer.
Independente de qual estado emocional o Shih Tzu esteja, o cachorro pode encontrar nas fezes um alívio para a ansiedade, uma atividade que combata o tédio ou uma satisfação que supra a frustração.
Fato é que se faz necessário resolver a causa emocional vinculada ao comportamento coprófago pois, se não tratado, pode levar a um estresse emocional grande.
A ansiedade no Shih Tzu
A ansiedade é um estado de antecipação de um evento perigoso ou estressante. Como o organismo que sofre com Ansiedade recruta muito cortisol, que é hormônio do estresse, alguns problemas podem vir a se desenvolver de forma crônica.
Uma doença, com o nome de Hiperadrenocorticismo é justamente causada pelo excesso de cortisol no organismo do cão e que inclusive pode levá-lo ao hábito de comer fezes.
Um caso prático de um Shih Tzu que come fezes
Certa vez, há muitos anos atrás, atendi o caso de um Shih Tzu chamado Fluk. Um pequeno macho, extremamente esperto e encantador.
O Fluk, ainda filhote, havia desenvolvido o hábito de comer fezes por motivos comportamentais, pois sua tutora brigava muito com ele em razão do problema.
Após minha abordagem e a aplicação do método da Dupla Recompensa, o Fluk deixou de ser coprófago. Porém, alguns anos depois, com o cachorro já adulto, a tutora perdeu o emprego e começou a ter problemas financeiros e de saúde.
A situação chegou num ponto onde ele foi diagnosticado com hiperadrenocorticismo e antes mesmo desse diagnóstico havia retornado a comer cocô.
Quais as consequências para a família e o cãozinho
Não há dúvidas de que, para a família, é muito ruim ter um pet que, com frequência, não pode ser integrado às atividades familiares. Ou então, ter receio em fazer um carinho, deixar subir no sofá e acompanhar um filme ou ter vergonha em apresentar o cachorro para amigos e parentes.
Estes fatores são prejudiciais ao relacionamento humano-animal e todo o desejo dos familiares em terem um Shih Tzu “dos sonhos” vai por água abaixo.
Já para os cachorros que comem fezes, além dos problemas de saúde que podem ser desenvolvidos com a continuidade do hábito coprófago, este animal terá menos interações com seus donos e menos oportunidades de passeios em lugar aberto.
Com isso, pode vir a ser isolado em um local separado do seio familiar e, nos casos mais extremos, pode ser doado. Isso é péssimo!
O que fazer quando o Shih Tzu come fezes?
Geralmente uso um jargão para responder esta pergunta:
“O pior momento para se corrigir um comportamento canino é quando ele acontece!”
Ou seja, não adianta fazer algo na hora que o Shih Tzu está comendo as fezes ou depois que já comeu. O questão é anterior ao ato coprófago!
O que deve ser feito é estabelecer a rotina na vida do cachorro, avaliar a dieta (se está rica em nutrientes), verificar se há vermes ou giárdia (tarefa do veterinário), enriquecer o ambiente, entre outras situações. Todas estas servem como uma forma de pré-treino!
E aí sim, é possível executar um treino de educação canina para que o pet prefira se afastar do lugar em que faz cocô do que mexer, pegar ou comer.
Como evitar do Shih Tzu comer fezes
Como disse em outro momento, algumas das causas para o cachorro comer as necessidades (fezes e até mesmo xixi), precisam de uma investigação por parte do médico veterinário. Vermes e parasitas, deficiência de nutrientes, ração de um tipo ruim e alimentos naturais podem gerar o comportamento.
No entanto, para evitar que seus cachorros, sejam filhotinhos ou adultos, comam cocô, você pode usar um método super eficiente. Conheça!
O método é o mesmo independente da raça do cão
Seja um Shih Tzu comendo as fezes ou qualquer outra raça de cachorro, o método da Dupla Recompensa Anti-Coprofagia será o mesmo. Afinal, foi construído para ajudar toda mãe ou pai que têm cães que sofrem com o comportamento coprófago e que querem ofertar uma educação amigável e sem punições para seus pets.
O treino não depende da idade do cãozinho
O método da Dupla Recompensa Anti-Coprofagia pode ser aplicado com cachorros de qualquer idade e lugar que sofrem com o comportamento de ingerir fezes.
Desde filhotes que iniciaram o hábito de comer cocô recentemente até aqueles que já estão na idade adulta ou mesmo os mais velhos, em idade senil.
Como resolver o problema comportamental do seu Shih Tzu
Todo problema de comportamento, seja a coprofagia canina, Síndrome de Ansiedade de Separação, Latidos Excessivos e outros, exigem educação canina. Esta é a ferramenta que constrói os comportamentos adequados, as ações que o pet deve ter e define como o animal vai agir.
A educação canina é semelhante à um GPS, que mostra ao dono ou tutor onde ele se encontra com o seu cão, qual o local (objetivo) que se quer chegar e qual deve ser o caminho a ser perseguido.
Treino de educação canina para ensinar o Shih Tzu a se afastar do cocô
Para a resolução desta questão comportamental é necessário que o Shih Tzu que sofre com hábitos coprófagos saiba o que fazer quando vê cocô no ambiente. A ideia é que o cachorro aprenda a se afastar, ignorar o cocô e esquecer as fezes.
E, para que o cão consiga fazer isso é necessário treiná-lo, repetir algumas vezes o comportamento desejado e aí sim, recompensar, de forma pontual e eficiente, para não deixar nenhuma dúvida na cabeça do Shih Tzu.
Conclusão
O Shih Tzu come fezes por conta de questões comportamentais e emocionais. Nesse sentido, sua inteligência e vontade de aprender podem fazer com que comam cocô.
No entanto, todas as vezes que isso acontecer, o tutor deve usar o método com o nome de Dupla Recompensa Anti-Coprofagia.
Por meio da aplicação do método o cachorro irá abandonar o local do banheiro e ignorar as fezes, mesmo que ele esteja sozinho em casa.
Para aprender como mostrar aos seus cachorrinhos o comportamento correto, quero que você conheça o meu treinamento COMER COCÔ NUNCA MAIS no qual eu ensino em datalhes como aplicar o meu treino exclusivo da Dupla Recompensa Anti-coprofagia.
A partir dele, você conseguirá que seu cão pare de UMA VEZ POR TODAS de comer fezes. Clique no botão abaixo para conhecer.
Perguntas frequentes
É normal filhote de cachorro comer as próprias fezes?
O hábito coprófago em filhotes pode acontecer pois eles querem repetir algum comportamento da mãe canina ou até mesmo porque estão explorando o ambiente. No entanto, não é uma ação normal a longo prazo e pode comprometer a saúde do Shih Tzu, portanto, precisa ser corrigido de modo que o filhote se afaste das necessidades.
Tem remédio para o Shih Tzu parar de comer as fezes?
Não há um remédio para Shitzu parar de comer fezes que seja eficiente de verdade. Na maioria das vezes os remédios acabam não funcionando por tratar apenas um dos fatores que levam o cão a ingerir fezes.
Nas raras vezes que funciom, assim que o cachorrinho parar de tomar, ele volta a consumir as fezes ou xixi sempre que vai ao banheiro. Uma dieta com nutrientes adequados, uma ida ao veterinário e principalmente um treinamento de educação canina eficaz são soluções melhores.
Qual a melhor ração para evitar a coprofagia?
A dieta ideal para qualquer cachorro necessita de nutrientes adequados. Nesse sentido, o melhor tipo de ração é a Super Premium. Além disso, a frequência com que o animal recebe alimentos ajuda a evitar o problema.
Por isso, dê acesso a ração pelo menos duas vezes por dia para evitar pegar o cão comendo fezes porque está com deficiência de nutrientes e fome. Entretanto, apenas mudar a ração não será a solução da coprofagia.